Migrações entre a costa do marfim e a venezuela local, global e transnacional através da perspectiva etnográfica Report as inadecuate




Migrações entre a costa do marfim e a venezuela local, global e transnacional através da perspectiva etnográfica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Brasileira do Caribe 2006, VII 13

Author: Pilar Uriarte Bálsamo

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira do Caribe ISSN: 1518-6784 revista_brasileira_caribe@hotmail.com Universidade Federal de Goiás Brasil Uriarte Bálsamo, Pilar Migrações entre a Costa do Marfim e a Venezuela Local, global e transnacional através da perspectiva etnográfica Revista Brasileira do Caribe, vol.
VII, núm.
13, julio-diciembre, 2006, pp.
211-242 Universidade Federal de Goiás Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=159113678011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Migrações entre a Costa do Marfim e a Venezuela Local, global e transnacional através da perspectiva etnográfica Pilar Uriarte Bálsamo Resumo Na realidade de muitos países de África, os deslocamentos de pessoas em direção a países desenvolvidos da Europa e da América do Norte são freqüentes.
Como em muitos outros casos de movimentos de população os meios utilizados para o traslado envolvem situações de ilegalidade, insegurança e indefinição em relação ao êxito final da aventura.
Neste trabalho analisaremos a experiência de dois grupos de jovens migrantes com uma particularidade em comum.
Além de ter passado por situações de alto risco pessoal, estes jovens acabaram sua travessia muito longe do destino planejado. Por meio de uma abordagem etnográfica, o presente trabalho pretende entender as formas em que identidades e pertencimentos grupais, nacionais, são construídos e negociados no cotidiano de nativos e “africanos”, dando especial atenção à forma em que elementos como cor e raça são utilizados por todos os sujeitos para construir uma forma particular de representar a sua “africanidade”. Palavras chaves: Imigrantes, Etnografia, Africanidade Resumen En la realidad de muchos países ...





Related documents