O gênero textual: adaptação oficial de filme em quadrinhos Report as inadecuate




O gênero textual: adaptação oficial de filme em quadrinhos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Signos 2010, 43 1

Author: Cláudia Lopes Nascimento Saito

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Signos ISSN: 0035-0451 revista.signos@ucv.cl Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Chile Lopes Nascimento Saito, Cláudia O gênero textual: Adaptação oficial de filme em quadrinhos Revista Signos, vol.
43, núm.
1, 2010, pp.
161-182 Pontificia Universidad Católica de Valparaíso Valparaíso, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=157021642010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 161 Revista Signos 2010 - 43 Número Especial Monográfico Nº 1 161-182 O gênero textual: Adaptação oficial de filme em quadrinhos Cláudia Lopes Nascimento Saito Universidade Estadual Centro-Oeste Brasil Resumo: Com as mesmas características do seu gênero de origem −as histórias em quadrinhos−, a ‘adaptação oficial de filme em quadrinhos’ vem se destacando por apresentar a transposição das películas cinematográficas para suportes impressos como, por exemplo, os filmes de super-heróis tal como o Homem-Aranha II, corpus desta pesquisa. Tomando como aportes teóricos fundamentos da semiótica (Greimas & Courtés, 1979), aliados ao interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 2003, 2006), esta pesquisa apresenta dados de análise e descrição do entrecruzamento das linguagens verbal e visual. Uma das conclusões a que chegamos é a de que esse gênero textual, por se constituir de um sistema narrativo composto por duas semióticas que atuam em interação sincreticamente, tem na linguagem visual a sua principal fonte de transmissão, fazendo dele um autêntico ‘megainstrumento’ a ser mais estudado por todo aquele que se disponha a realizar ‘transposição didática’ (Chevellard, 1991). Palavras-Chave: ISD, semiótica, gênero adaptação oficial de filme, sincretismo. R...





Related documents