A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle Report as inadecuate




A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educar em Revista 2004, 24

Author: Monica Ribeiro da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Ribeiro da Silva, Monica A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle Educar em Revista, núm.
24, 2004, pp.
195-210 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155017717011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SILVA, M.
R.
da.
A formação de professores reformada: a noção de. A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle Teachers’ formation reformed: the notion of competences and the production of control Monica Ribeiro da Silva* RESUMO Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências.
A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T.
ADORNO, M.
HORKHEIMER e H.
MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio.
A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado.
Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho. Palavras-chave: formação de professores, reformas educacionais, competências. ABSTRACT This paper offers a reflexion on teacher’s formation on context of the educational reform marked by the centralidade of the curri...





Related documents