Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no brasil Report as inadecuate




Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educar em Revista 2010, 1

Author: Dalila Andrade Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Andrade Oliveira, Dalila Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil Educar em Revista, núm.
1, 2010, pp.
17-35 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155018478002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil1 Workers in education and political construction of the teaching profession in Brazil Dalila Andrade Oliveira2 RESUMO Este artigo analisa a constituição da profissão docente no Brasil, partindo do reconhecimento de que a profissionalização cresce na educação na proporção em que são ampliados os sistemas escolares.
Analisando que os estudos sobre a profissão docente advêm de vertentes distintas (peda­ gógica, humanista e sociológica) e dos desdobramentos dessas concepções e estudos, a autora mostra a dimensão do problema da ambiguidade entre o profissionalismo e a proletarização na constituição da identidade profis­ sional docente.
O trabalho destaca que a profissão docente tem sido posta a pressões e câmbios advindos das novas regulações nos marcos das reformas educacionais dos anos 1990, de sorte que os padrões de organização edu­ cacional e escolar decorrentes dessas mudanças podem estar constituindo um novo perfil de trabalhador docente e uma nova identidade.
O texto conclui analisando os impactos daquelas mudanças na profissionalização do magistério, que podem ser responsáveis pela alteração de duas faces 1 Este artigo foi desenvolvido a partir de conferência proferida no Seminário Internac...





Related documents