Ambiente pedagógico colaborativo do portal dia a dia educação: análise do modelo didático-tecnológico Report as inadecuate




Ambiente pedagógico colaborativo do portal dia a dia educação: análise do modelo didático-tecnológico - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educar em Revista 2010, 38

Author: Glauco Gomes de Menezes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Menezes, Glauco Gomes de Ambiente pedagógico colaborativo do portal dia a dia educação: análise do modelo didáticotecnológico Educar em Revista, núm.
38, septiembre-diciembre, 2010, pp.
333-334 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155018477022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AUTOR: Glauco Gomes de Menezes ORIENTADORA: Profa.
Dra.
Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia NÍVEL: Doutorado em Educação INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná ANO DA DEFESA: 2008 TÍTULO: Ambiente pedagógico colaborativo do portal dia a dia educação: análise do modelo didático-tecnológico RESUMO Relata a pesquisa cujo objetivo é discutir o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – mais especificamente do Ambiente Pedagógico Colaborativo do Portal Dia-a-dia Educação – nos processos de formação continuada dos professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná, a partir da perspectiva que busca re-situar a natureza do trabalho docente e do conhecimento escolar, considerando o professor como um produtor de conhecimento.
Apresentam-se elementos para discutir o que e como devem aprender os professores para que se desenvolvam profissionalmente e produzam transformações em suas práticas.
Neste contexto, foram analisadas diferentes perspectivas teóricas que buscam superar a perspectiva do racionalismo técnico, que dissocia a atividade docente da produção de conhecimento e, portanto, distingue os processos de produção e transmissão como ações que são desen- volvidas em dois espaços específicos – a universi...





Related documents