Reseña -bom dia camaradas- de ondjaki Report as inadecuate




Reseña -bom dia camaradas- de ondjaki - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educar em Revista 2011, 39

Author: Henrique Evaldo Jansen

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Jansen, Henrique Evaldo Reseña -Bom dia camaradas- de ONDJAKI Educar em Revista, núm.
39, enero-abril, 2011, pp.
299-303 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155018743020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ONDJAKI.
Bom dia camaradas.
Rio de Janeiro: Agir, 2006. Henrique Evaldo Jansen1 Assumidamente de fundo autobiográfico, em um texto marcado pela nostalgia, Ondjaki, jovem autor angolano, nos conduz no romance Bom dia camaradas (2006), pela Luanda de sua memória, recorrendo a um autornarrador adulto que percebe o mundo pelo olhar infantil, segundo Mia Couto, “desengaiolar sentimentos”.
Sob esta lente, as lembranças são orientadas pelas experiências na família, pelos “ecos” da guerra civil angolana (estão lá direta ou indiretamente indicados a MPLA, a UNITA, os “tugas” etc.) e principalmente pela experiência escolar. Na escola, que desempenha o papel emblemático de sintetizar os ritos de passagem pelos quais o protagonista passa, professores cubanos cumprem um papel central na formação do herói, pois mesmo que em muitas situações do cotidiano eles sejam descritos com ironia, o que prevalece no romance é um sentimento de gratidão. Mas não são só os professores que desempenham um papel relevante na formação do menino.
Pais e outros personagens (o “camarada António”, a tia Dada etc) assumem de maneira clara ou velada o papel de mentores que auxiliam o herói no processo de autodescobrimento e de orientação no mundo.
Esses e outros elementos, que serão apontados posteriormente no texto, nos permitem inscrever essa obra no gên...





Related documents