Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de ciências Report as inadecuate




Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de ciências - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Eduardo Fleury Mortimer ;Educar em Revista 2012, 44

Author: Aline Andréia Nicolli

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Educar em Revista ISSN: 0104-4060 educar@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Nicolli, Aline Andréia; Fleury Mortimer, Eduardo Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de Ciências Educar em Revista, núm.
44, abril-junio, 2012, pp.
19-35 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=155023661003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Perfil conceitual e a escolarização do conceito de morte no ensino de Ciências The conceptual profile of death and its schooling process in Science teaching Aline Andréia Nicolli1 Eduardo Fleury Mortimer2 RESUMO Apresentaremos neste artigo as etapas do trabalho de construção do modelo de perfil conceitual de morte que resultou na identificação de três zonas: naturalista, em que a morte é interpretada como resultado de processos ou propriedades biológicas; religiosa, na qual a morte é compreendida como fato ou fenômeno que resulta de uma “vontade divina”, frequentemente vista como passagem para outra vida, e relacional, na qual a morte é concebida como fato ou fenômeno a ser negado, ocultado.
Na sequência, abordaremos as possibilidades de escolarização do conceito de morte, no ensino de ciências, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o ciclo de vida.
Nessa etapa, identificaremos as diferentes zonas do perfil conceitual de morte que circularam durante a aula e o quanto o discurso da ciência pode promover alterações nos modos de falar e formas de pensar dos estudantes sobre a morte. Palavras-chave: ensino de Ciências; perfil conceitual; ciclo de vida; morte. ABSTRACT This article presents the steps that compose the construction of the conceptual p...





Related documents