Pedagogias do funk carioca: deus e o diabo na terra do som Report as inadecuate




Pedagogias do funk carioca: deus e o diabo na terra do som - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Matrizes 2012, 6 1

Author: PABLO CEZAR LAIGNIER

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Matrizes ISSN: 1982-2073 matrizes@usp.br Universidade de São Paulo Brasil LAIGNIER, PABLO CEZAR Pedagogias do funk carioca: Deus e o Diabo na terra do som Matrizes, vol.
6, núm.
1, julio-diciembre, 2012, pp.
207-230 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=143024819014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pedagogias do funk carioca: Deus e o Diabo na terra do som Funk carioca’s pedagogies: God and Devil in the land of sound PA B L O C E Z A R L A I G N I E R * Resumo Este artigo se propõe a iniciar uma discussão a respeito de diferentes pedagogias envolvidas na difusão do gênero musical conhecido como funk carioca.
Neste sentido, usa como referencial teórico autores como Sodré, Rousseau, Mészáros, Freire e Boal.
A parte empírica está baseada na observação in locu de dois eventos de natureza distinta: o lançamento da cartilha dos MCs Liberta o pancadão e um baile funk realizado em favela por uma facção criminosa do narcotráfico.
A primeira seção introduz os dois lados pedagógicos do funk carioca; a segunda apresenta, em dois subtópicos, a descrição do evento de lançamento da cartilha e a análise do conteúdo da mesma; a terceira seção descreve o baile funk citado; a quarta elabora uma discussão inicial a respeito das possibilidades pedagógicas do funk a partir dos autores escolhidos. Palavras-chave: Comunicação Social, pedagogia, cultura popular, Rio de Janeiro, funk carioca * Doutorando do PPGCOM da ECO-UFRJ e pesquisador do LECC-UFRJ.Mestre em Comunicação e Cultura. Organizador e autor de dois capítulos do livro Introdução à História da Comunicação (E-Papers, 2009).
E-mail: pablolaignier@yahoo.com. Abstract This...





Related documents