Análise das reflexões da professora de ciências sobre a sua relação com os alunos e implicações para a prática educativa Report as inadecuate




Análise das reflexões da professora de ciências sobre a sua relação com os alunos e implicações para a prática educativa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Álvaro Lorencini Júnior ; Carlos Eduardo Laburú ;Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 2010, 12 1

Author: Patrícia de Oliveira Rosa-Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências ISSN: 1415-2150 ensaio@fae.ufmg.br Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Oliveira Rosa-Silva, Patrícia de; Lorencini Júnior, Álvaro; Laburú, Carlos Eduardo ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol.
12, núm.
1, abril, 2010 Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=129512578005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER’S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE Patrícia de Oliveira Rosa-Silva* Álvaro Lorencini Júnior** Carlos Eduardo Laburú*** Resumo Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas-atividade na escola.
Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa).
Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000).
As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a diss...





Related documents