Pesquisa-ação: uma opção metodológica para pesquisar as condições do desgaste mental no trabalho do enfermeiro Report as inadecuate




Pesquisa-ação: uma opção metodológica para pesquisar as condições do desgaste mental no trabalho do enfermeiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

André Laino ; Maria Aparecida Vasconcelos Moura ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Author: Zenith Rosa Silvino

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Silvino, Zenith Rosa; Laino, André; Vasconcelos Moura, Maria Aparecida Pesquisa-ação: uma opção metodológica para pesquisar as condições do desgaste mental no trabalho do enfermeiro Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
424-430 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pesquisa-ação: uma opção metodológica para pesquisar as condições do desgaste mental no trabalho do enfermeiro Zenith Rosa Silvino André Laino Maria Aparecida Vasconcelos Moura Resumo Este trabalho apresenta algumas considerações sobre o método “Pesquisa-Ação” e sua aplicabilidade em pesquisas de enfermagem no contexto das organizações.
O objeto de estudo são as condições geradoras e as manifestações de desgaste mental no desenvolvimento do trabalho dos enfermeiros em um serviço de medicina interna.
A pesquisa-ação, como estratégia de pesquisa, permite agregar várias técnicas de pesquisa social, com as quais se estabelece uma estrutura coletiva participativa e ativa ao nível da captação de informação. Palavras - chave: Pesquisa em Enfermagem.
Metodologia. Condições de trabalho.
Enfermagem.
Organização. Introdução O presente trabalho apresenta algumas considerações sobre o método “Pesquisa-Ação” e sua aplicabilidade em uma pesquisa de enfermagem desenvolvida na organização hospitalar. Os princípios metodológicos empreendidos nesta pesquisa pautaram-se nos estudos de Thiollent (1997), particularmente quand...





Related documents