Análise de implementação de tecnologias de cuidar em saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial Report as inadecuate




Análise de implementação de tecnologias de cuidar em saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Alessandro Macedo Barone ; Josieli Cano Fernandes ; Marcela de Abreu Moniz ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Author: Claudia Mara de Melo Tavares

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Melo Tavares, Claudia Mara de; Macedo Barone, Alessandro; Cano Fernandes, Josieli; Abreu Moniz, Marcela de Análise de implementação de tecnologias de cuidar em saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
342-350 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Análise de implementação de tecnologias de cuidar em saúde mental na per spectiv a da atenção psicossocial perspectiv spectiva Claudia Mara de Melo Tavares Alessandro Macedo Barone Josieli Cano Fernandes Marcela de Abreu Moniz Resumo O presente estudo busca analisar tecnologias de cuidar propostas em um Centro de Atenção Psicossocial.
A pesquisa de campo foi realizada por meio de observação participante, entrevista com a equipe técnica do serviço e análise de dados documentais.
Foram identificadas 23 atividades, evidenciando que as novas tecnologias do cuidar nesse serviço possuem papel terapêutico, mas não são direcionadas para a ressocialização dos usuários. Palavras - chave: Cuidado.
Tecnologia em saúde.
Saúde mental.
Reabilitação. Introdução Partindo do princípio de desinstitucionalização proposto pela reforma psiquiátrica e do modo psicossocial de atenção em saúde mental, este estudo visa caracterizar e analisar as tecnologias de cuidar desenvolvidas em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Nos anos 90, a política de desinstitucionalização da assistência psiquiátrica ganha um parâ...





Related documents