Liderança em enfermagem: um repensar necessário à prática gerencial hospitalar Report as inadecuate




Liderança em enfermagem: um repensar necessário à prática gerencial hospitalar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Leila Milman Alcântara ; Joséte Luzia Leite ; Ilda Cecília Moreira da Silva ; Marléa Chagas Moreira ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003, 7 (3)

Author: Adelina Giacomelli Prochnow

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Giacomelli Prochnow, Adelina; Milman Alcântara, Leila; Leite, Joséte Luzia; Moreira da Silva, Ilda Cecília; Chagas Moreira, Marléa Liderança em enfermagem: um repensar necessário à prática gerencial hospitalar Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
7, núm.
3, diciembre, 2003, pp.
318-324 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127718223003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Lider ança em enfermagem: Liderança um rrepensar epensar necessário à prática ger encial hospitalar gerencial hospitalar. Adelina Giacomelli Prochnow Leila Milman Alcântara Joséte Luzia Leite Ilda Cecília Moreira da Silva Marléa Chagas Moreira Resumo Este estudo trata de uma reflexão sobre um dos assuntos mais polêmicos na área da administração em enfermagem que é a liderança.
Acreditando na necessidade de um repensar na área gerencial no contexto hospitalar, propomos revisar os aportes teóricos divulgados em periódicos e em dissertações-teses sobre o tema,num recorte de 1979 a 2000, com a meta de repensar o papel do enfermeiro como líder, discorrendo sobre o foco dos estudos divulgados na temática associado aos seus conflitos na prática, motivando-o a conhecer a si mesmo, procurando novos conhecimentos e habilidades de modo a auxiliar no pensamento crítico dos problemas e resolução dos conflitos que emergem no seu cotidiano de trabalho.
Ressalta-se o líder como alguém que compartilha formas criativas e inovadoras de trabalho frente à globalização e às crises, e que pode sinalizar realidades compa...





Related documents