Histórias de pacientes com câncer de boca e práticas de fumo em áreas rurais do nordeste brasileiro Report as inadecuate




Histórias de pacientes com câncer de boca e práticas de fumo em áreas rurais do nordeste brasileiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Andrea Caprara ;Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008, 12 (3)

Author: Roxane de Alencar Irineu

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Escola Anna Nery Revista de Enfermagem ISSN: 1414-8145 annaneryrevista@gmail.com Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Irineu, Roxane de Alencar; Caprara, Andrea HISTÓRIAS DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA E PRÁTICAS DE FUMO EM ÁREAS RURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, vol.
12, núm.
3, septiembre, 2008, pp.
500-507 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=127715320016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Câncer de boca e práticas de fumo no nordeste brasileiro Irineu RA, Caprara A PESQUISA Esc Esc Anna Anna Nery Nery Rev Rev Enferm Enferm 2008 2008 set; set; 12 12 (3): (3): 500-7 500-7 RESEARCH - INVESTIGACIÓN HISTÓRIAS DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA E PRÁTICAS DE FUMO EM ÁREAS RURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO Stories of patients with cancer of the mouth and practices of smoke in rural areas of northeastern Brazil Historias de pacientes con cáncer de boca y prácticas de humo en las zonas rurales del noreste de Brasil Roxane de Alencar Irineu1 Andrea Caprara2 Resumo Este artigo tem como eixo central compreender as práticas do fumar através das narrativas de pacientes que tiveram câncer de boca.
Utilizamos a história de vida como recurso metodológico para este fim, por ser o testemunho da experiência vivida pelo sujeito.
Analisaremos as narrativas de cinco sujeitos escolhidos entre um universo de 30 pacientes portadores de câncer de boca, com idade superior a 50 anos, moradores da zona rural, que foram atendidos em um hospital de Fortaleza.
O hábito de fumar teve início muito cedo em suas vidas, pela busca do prazer proporcionado pelo tabaco, influenciados por vezes pela própri...





Related documents