Contabilidade ambiental: estudo de caso aplicado à industria de portas e janelas de madeira Report as inadecuate




Contabilidade ambiental: estudo de caso aplicado à industria de portas e janelas de madeira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Universo Contábil 2005, 1 (2)

Author: Teresa Cristina Pereira Eugénio

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Universo Contábil ISSN: 1809-3337 universocontabil@furb.br Universidade Regional de Blumenau Brasil Pereira Eugénio, Teresa Cristina CONTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO APLICADO À INDUSTRIA DE PORTAS E JANELAS DE MADEIRA Revista Universo Contábil, vol.
1, núm.
2, mayo-agosto, 2005, pp.
102-115 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=117015130008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CONTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO APLICADO À INDUSTRIA DE PORTAS E JANELAS DE MADEIRA1 Teresa Cristina Pereira Eugénio Doutoranda em Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) de Lisboa - Portugal Professora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal E-mail: teugenio@estg.ipleiria.pt RESUMO Este trabalho pretende ser um contributo para a introdução das matérias ambientais nos sistemas de gestão e contabilidade das empresas.
Na base deste estudo está uma empresa que se dedica ao fabrico de portas e janelas em madeira, de média dimensão, com cerca de 100 trabalhadores, situada na zona centro de Portugal.
Foram efectuadas várias visitas à fabrica, reuniões com o responsável, recolha de elementos do sector e análise de toda a informação disponível na empresa em termos de dados ambientais e dados financeiros.
Esta empresa não era certificada por nenhum programa de gestão ambiental nem tinha ainda qualquer contacto com a construção de informação financeira de carácter ambiental.
Pretendemos identificar as fases de um trabalho de recolha de informação prévia e de implementação de um modelo que possa ser aplicado a qualquer empresa do g...





Related documents