Descentralização em unidades de negócios: um estudo de caso no setor de confecção Report as inadecuate




Descentralização em unidades de negócios: um estudo de caso no setor de confecção - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

João Mandim ;Revista Universo Contábil 2005, 1 (2)

Author: Josir Simeone Gomes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Universo Contábil ISSN: 1809-3337 universocontabil@furb.br Universidade Regional de Blumenau Brasil Gomes, Josir Simeone; Mandim, João DESCENTRALIZAÇÃO EM UNIDADES DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE CONFECÇÃO Revista Universo Contábil, vol.
1, núm.
2, mayo-agosto, 2005, pp.
58-71 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=117015130005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DESCENTRALIZAÇÃO EM UNIDADES DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE CONFECÇÃO Josir Simeone Gomes Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor da Faculdade de Administração e Finanças - FAF-UERJ E-mail: josirgomes@superig.com.br João Mandim Mestre em Administração E-mail: mandimbridge@com.br RESUMO Todo o aparato proporcionado pela era industrial com sistemas organizacionais burocráticos e hierárquicos precisava dar lugar a uma organização mais ágil para se manter competitiva e, mais do que isso, sobreviver.
Tais organizações, atualmente, vivem num contexto caracterizado por uma multiplicidade de variáveis e de complexas forças, provocadas pelos agentes que atuam no ambiente e que acarretam mudanças e turbulências na atuação organizacional.
Esse ambiente varia constantemente, ora apresentando ameaças e coações que a organização precisa evitar ou neutralizar, ora oferecendo oportunidades, facilidades e vantagens, que necessitam ser aproveitadas para o sucesso dos negócios.
Todavia, é nesse ambiente que a organização obtém seus recursos, sua tecnologia e no qual coloca seus produtos e serviços, obtendo receitas e realizando resultados.
Este trabalho apresenta o caso de uma empresa brasileira do...





Related documents