A precisão na previsão das receitas orçamentárias antes e após a lei de responsabilidade fiscal Report as inadecuate




A precisão na previsão das receitas orçamentárias antes e após a lei de responsabilidade fiscal - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Valmor Slomski ;Revista Universo Contábil 2005, 1 (2)

Author: Jorge Eduardo Scarpin

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Universo Contábil ISSN: 1809-3337 universocontabil@furb.br Universidade Regional de Blumenau Brasil Scarpin, Jorge Eduardo; Slomski, Valmor A PRECISÃO NA PREVISÃO DAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS ANTES E APÓS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Revista Universo Contábil, vol.
1, núm.
2, mayo-agosto, 2005, pp.
23-39 Universidade Regional de Blumenau Blumenau, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=117015130003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A PRECISÃO NA PREVISÃO DAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS ANTES E APÓS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Jorge Eduardo Scarpin Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP E-mail: jorgescarpin@onda.com.br Valmor Slomski Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP Prof.
do Departamento de Contabilidade da FEA-USP E-mail: valmor@usp.br RESUMO Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa com orçamentos públicos em uma cidade de médio porte para determinar se a relação entre a receita orçamentária prevista e realizada aumentou com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O estudo inicia-se com conceitos de planejamento, tanto na área pública quanto na área privada.
Discorre sobre planejamento estratégico e operacional e seus congêneres na área pública, que são o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Descreve a figura do orçamento, enfocando principalmente a Lei de Orçamento, trazida pelo poder público.
Com base nesta fundamentação teórica, realiza pesquisa com orçamentos públicos para verificar a precisão da relação entre receita orçamentária prevista e realizada ao longo dos anos de 1995 a 2003, dividindo a amostra em dois extratos, um do período anterior à Lei de Responsab...





Related documents