Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de ibitipoca Report as inadecuate




Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de ibitipoca - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (3)

Author: Eloise Silveira Botelho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Silveira Botelho, Eloise Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de Ibitipoca Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
3, 2006, pp.
10-19 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416211002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol.
6, N° 3 (2006) SMO RI L DE TU UA CA Considerações sobre turismo, comunidade e educação ambiental: o caso de Ibitipoca Eloise Silveira Botelho (eloisebotelho@hotmail.com)* Resumo O presente estudo tem por objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, o modelo de desenvolvimento que os moradores de Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais, adotam e como se dá a participação para a legitimidade desse desenvolvimento, em que o turismo é uma das atividades econômicas principais, tendo a educação ambiental e a psicologia social comunitária como norteadores teórico-metodológicos do trabalho.
A localidade abriga a sexta unidade de conservação mais visita do Brasil e nos últimos 10 anos, assistiu a um crescimento desordenado do turismo, fazendo com que a população se mantivesse desunida diante das questões ambientais e comunitárias.
Atualmente, uma mudança no paradigma de desenvolvimento pode ser dizem respeito ao desenvolvimento comunitário e à conservação de seu patrimônio para o uso turístico sustentável.
Neste sentido, a educação ambiental, com os aportes da psicologia social comunitária, tem um importante papel de sensibilizar, conscientizar e engajar os sujeitos de ma...





Related documents