A exploração econômica do setor de turismo e os efeitos nos serviços sanitários do litoral paranaense Report as inadecuate




A exploração econômica do setor de turismo e os efeitos nos serviços sanitários do litoral paranaense - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (4)

Author: Nelson Martins Brudeki

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Martins Brudeki, Nelson A exploração econômica do setor de turismo e os efeitos nos serviços sanitários do litoral paranaense Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
4, 2006, pp.
69-78 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416210009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol.
6, N° 4 (2006) SMO RI L DE TU UA CA A exploração econômica do setor de turismo e os efeitos nos serviços sanitários do litoral paranaense Nelson Martins Brudeki (nbrudeki@onda.com.br)* Resumo A região litorânea paranaense tem acusado um crescimento populacional expressivo que cau-sa pressão sobre toda a infra-estrutura urbana, em especial para os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.
Desta infra-estrutura se destaca negativamente disponibilidade para todas as residências permitindo um tratamento adequado das águas residuárias e, por conse-qüência, afetando a qualidade da água nos balneários e podendo comprometer a saúde pública na região.
Este pode ser um efeito decorrente da falta de planejamento ou por uma escolha inadequada para o desenvolvimento sustentável desta região.
De uma maneira ou de outra, a responsabilidade recai sobre o gestor público local pela falta de sensibilidade e visão nas a-ções públicas de gerenciamento dos municípios e sobre a população residente pela falta de educação e de fazer exigir a sua participação nas decisões locais de seu interesse.
Ambos são responsáveis pelos efeitos danosos decorrentes do uso irra...





Related documents