Conflitos de uso dos recursos costeiros: desafios para sustentabilidade do cultivo de moluscos Report as inadecuate




Conflitos de uso dos recursos costeiros: desafios para sustentabilidade do cultivo de moluscos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Gilberto Fonseca Barroso ;Caderno Virtual de Turismo 2006, 6 (2)

Author: Rodrigo Randow de Freitas

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Caderno Virtual de Turismo E-ISSN: 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Randow de Freitas, Rodrigo; Fonseca Barroso, Gilberto Conflitos de uso dos recursos costeiros: desafios para sustentabilidade do cultivo de moluscos Caderno Virtual de Turismo, vol.
6, núm.
2, 2006, pp.
43-50 Universidade Federal do Rio de Janeiro Río de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115416203006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RNO VIRT E D Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol.
6, N° 2 (2006) SMO RI L DE TU UA CA Conflitos de uso dos recursos costeiros: desafios para sustentabilidade do cultivo de moluscos Rodrigo Randow de Freitas (rodrigorandow@ig.com.br)* e Gilberto Fonseca Barroso (gfbarroso@uol.com.br)** Resumo Se considerarmos o aumento descontrolado da população mundial originando assim o problema de falta de alimentos, a aqüicultura nos dias de hoje se torna uma saída possivelmente viável para contornar tais desafios.
A fim de assegurar os múltiplos usos dos recursos costeiros em função da implantação de cultivos de moluscos, este estudo pretende identificar quais são os possíveis mitigadoras.
No processo de implantação de áreas de cultivo de moluscos são identificados vários conflitos de uso dos recursos costeiros, tais como: usuários das águas para lazer e turismo; empreendimentos imobiliários e urbanísticos; conservacionistas; sinalização; pesca; poluição visual; poluição ambiental; e leis inadequadas e políticas de fiscalização ineficazes.
Esses importantes aspectos deverão ser abordados com maior atenção no futuro, se realmente a maricultura for um instrumento para a melhoria das condições sócio-...





Related documents