A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre Report as inadecuate




A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ney Felippe de Barros Rodrigues Cocchiarale ; Vera Lucia de Menezes Costa ;Movimento 2010, 16 (3)

Author: Sergio Luiz Gomes de Azevedo

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Gomes de Azevedo, Sergio Luiz; Barros Rodrigues Cocchiarale, Ney Felippe de; Menezes Costa, Vera Lucia de A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
259-278 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre Sergio Luiz Gomes de Azevedo * Ney Felippe de Barros Rodrigues Cocchiarale ** Vera Lucia de Menezes Costa *** Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os sentidos do risco como elemento gerador de comunhão entre os praticantes de voo livre.
Foram analisados 10 depoimentos, publicados nas revistas Air Time Adventure e Sky News, e no livro Parapente Brasil.
Trata-se de uma investigação exploratória com abordagem qualitativa.
Partindo destes discursos, analisaram-se os aspectos do risco-aventura que contribuem para o processo de coesão vivenciado no cotidiano de suas práticas.
Constatou-se que o risco é um elemento fundamental na formação das comunidades de voo, possibilitando aos indivíduos que enfrentam juntos os mesmos riscos se percebam como pessoas que professam valores semelhantes. Palavras-chave: Voo livre.
Assunção de riscos.
Valores sociais 1 INTRODUÇÃO A necessidade de aventurar-se, de desvendar novos caminhos e de superar limites sempre esteve presente no imaginário humano. Desde os mais remotos tempos o homem tem se lançado em heróicas empreitadas, motivado inicialmente por um natural inst...





Related documents