Parques urbanos de barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança Report as inadecuate




Parques urbanos de barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Javier Olivera Betrán ;Movimento 2010, 16 (3)

Author: Simone Rechia

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Rechia, Simone; Olivera Betrán, Javier Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
181-202 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança Simone Rechia* Javier Olivera Betrán** Resumo: A intenção foi analisar o modelo de parques, praças e ruas de Barcelona com ênfase na relação entre diferentes formas de apropriação e a segurança desses espaços com base no conceito de usos principais e combinados de Jacobs (2000).
Os procedimentos metodológicos foram: aplicação de protocolo desenvolvido no GEPLEC-UFPR, imagens fotográficas, filmagens e entrevistas semi-estruturadas com gestores e usuários.
Concluiu-se que, em Barcelona, alguns espaços públicos contemplam tais formas de uso correlacionado, que dependem de uma série de fatores.
Dentre esses, o planejamento urbano, que deve conectar espaços para garantir diversidade de experiências, a segurança, e, portanto, a -vida pública- nas grandes cidades. Palavras-chave: Espaço público.
Atividades de lazer.
Segurança.
Planejamento. 1 INTRODUÇÃO A cidade, céu e inferno? Para Borja (2006, p.
2) -o céu é quando a cidade constrói lugares atraentes onde viver; o inferno é quando domina a arquitetura -urbanicida-. Jordí Borja (2006), geógrafo e urbanista, em seu texto intitulado -...





Related documents