A educação física na escola organizada por ciclos de formação: especificidades do trabalho docente Report as inadecuate




A educação física na escola organizada por ciclos de formação: especificidades do trabalho docente - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Valdelaine Mendes ;Movimento 2010, 16 (3)

Author: Neiva Pereira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Pereira, Neiva; Mendes, Valdelaine A Educação Física na escola organizada por ciclos de formação: especificidades do trabalho docente Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
109-132 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Educação Física na escola organizada por ciclos de formação: especificidades do trabalho docente Neiva Pereira * Valdelaine Mendes** Resumo: Este estudo analisa as características do trabalho do professor de educação física e a inserção da disciplina na organização do trabalho pedagógico no formato ciclado de ensino.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, em que se realizou um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul-RS. Participaram da pesquisa os professores de educação física que atuaram durante o ano de 2007 nos três ciclos do ensino fundamental, além das equipes diretivas e as coordenações pedagógicas das escolas investigadas. Palavras-chave: Educação Física.
Ensino fundamental.
Currículo.
Docentes. 1 INTRODUÇÃO A superação do ensino seriado1 na organização escolar está presente nos estudos educacionais há muito tempo.
A defesa de propostas que eliminam a reprovação das estruturas escolares pode ser encontrada nos anos 19502, quando surgem os primeiros estudos que buscam soluções para o fracasso de crianças e jovens na escola.
Nessas propostas, o tema da avaliação assume um papel central na medida em que a ruptura com modelos avaliativos pautados na premiação ou na puni...





Related documents