A introdução da gymnastica na escola normal de são paulo (1890-1908) Report as inadecuate




A introdução da gymnastica na escola normal de são paulo (1890-1908) - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Carlos Freitas Batista ;Movimento 2010, 16 (3)

Author: Edivaldo Gois Júnior

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Gois Júnior, Edivaldo; Freitas Batista, José Carlos A Introdução da gymnastica na Escola Normal de São Paulo (1890-1908) Movimento, vol.
16, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
71-87 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316960005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Introdução da gymnastica na Escola Normal de São Paulo (1890-1908)1 Edivaldo Gois Júnior * José Carlos Freitas Batista ** Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o contexto que possibilitou a inclusão da disciplina de Gymnastica no currículo da Escola Normal de São Paulo, bem como, as motivações e métodos dos professores no ensino da disciplina.
O estudo observou uma apropriação da Ginástica nas escolas liberais e laicas da Europa do século XIX, e uma crescente influência norte-americana na Escola Normal com os ideais pedagógicos de Caetano de Campos, houve uma reforma curricular, que em 1890, introduziu a Ginástica na Escola. Palavras-chave: História.
Educação Física.
Educação.
Ginástica. 1 INTRODUÇÃO No final do século XIX, a principal escola pública de São Paulo, a Escola Normal de São Paulo, posteriormente, renomeada Escola Normal Caetano de Campos, introduz em seu currículo a prática da Ginástica e dos Exercícios Militares, como disciplina dos normalistas, e atividade obrigatória das escolas primárias, anexas à Escola Normal.
Nosso problema de pesquisa consiste em compreender o contexto que possibilitou esta inclusão, bem como, as motivações e métodos dos professores no ensino da Ginástica em São Paulo. Em termos metodológicos...





Related documents