Primeiro ciclo dos estudos do lazer no brasil: contexto histórico, temáticas e problemáticas Report as inadecuate




Primeiro ciclo dos estudos do lazer no brasil: contexto histórico, temáticas e problemáticas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria de Fátima Rodrigues Pereira ;Movimento 2010, 16 (2)

Author: Elza Margarida de Mendonça Peixoto

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Mendonça Peixoto, Elza Margarida de; Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Primeiro ciclo dos estudos do lazer no Brasil: contexto histórico, temáticas e problemáticas Movimento, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
267-288 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316043014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Primeiro ciclo dos estudos do lazer no Brasil: contexto histórico, temáticas e problemáticas Elza Margarida de Mendonça Peixoto * Maria de Fátima Rodrigues Pereira ** Resumo: O levantamento e a análise do estado da arte da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil – a partir de suas características internas e da conjuntura mais ampla – permitiram localizar quatro grandes ciclos da produção do conhecimento.
Neste trabalho, aprofundamos a investigação sobre o primeiro ciclo, orientadas pelo entendimento de que a explicação para a produção de ideias deve ser buscada nas características da formação social brasileira no período.
Buscamos reconhecer, no movimento contraditório das forças produtivas e das relações de produção em desenvolvimento no Brasil, os interesses pelo controle e preenchimento do tempo livre com conteúdos culturais diversificados. No processo de desenvolvimento da indústria como força motriz do desenvolvimento brasileiro, verificamos configurarse no período uma política educacional de caráter conformador dos interesses da classe operária aos interesses da burguesia brasileira. Palavras-chave: História.
Educação.
Conhecimento.
Atividade de Lazer. 1 INTRODUÇÃO Ao fina...





Related documents