Jogando pela honra: corpo e masculinidade em uma escola para meninos em situação de rua Report as inadecuate




Jogando pela honra: corpo e masculinidade em uma escola para meninos em situação de rua - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Movimento 2010, 16 (2)

Author: Eduardo Martinelli Leal

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Martinelli Leal, Eduardo Jogando pela honra: corpo e masculinidade em uma escola para meninos em situação de rua Movimento, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
229-247 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316043012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Jogando pela honra: corpo e masculinidade em uma escola para meninos em situação de rua Eduardo Martinelli Leal* RESUMO: Artigo desenvolvido a partir de uma observação participante, realizada em 2006, em uma escola que atende adolescentes em situação de rua em Porto Alegre, RS.
Faz referência à importância do corpo como marcador de gênero nas experiências de sociabilidade do grupo.
Analisa os jogos de futebol como um espaço de construção de fronteiras e de hierarquização dos sujeitos, valendo-se da discussão sobre honra e masculinidade.
Os jogos de futebol são entendidos como jogos sociais na medida em que demarcam valores construídos de maneira relacional no cotidiano de meninos e agentes institucionais. Palavras-chave: Grupo social.
Masculinidade.
Adolescentes. Futebol.
Menores de rua.
Antropologia cultural. 1 INTRODUÇÃO Este artigo integra uma etnografia realizada a partir de uma observação participante durante o ano de 2006, em uma escola de Porto Alegre que atende adolescentes em situação de rua.
A escola desenvolve trabalho articulado com diversos programas municipais de atendimento como abrigos e serviço de abordagem de rua e tem como objetivo a inclusão desses adolescentes no sistema regular de ensino.
Seguindo como referência o levantamento realizado pela Fundação...





Related documents