O significado para idosos da prática de atividades físicas nas praias do litoral alagoano Report as inadecuate




O significado para idosos da prática de atividades físicas nas praias do litoral alagoano - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Vagner Reolon Marcelino ; Maria da Consolação G. Cunha F. Tavares ;Movimento 2010, 16 (2)

Author: Carolina Oliveira Gonçalves

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Oliveira Gonçalves, Carolina; Reolon Marcelino, Vagner; Cunha F.
Tavares, Maria da Consolação G. O Significado para idosos da prática de atividades físicas nas praias do litoral alagoano Movimento, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2010, pp.
193-205 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115316043010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O Significado para idosos da prática de atividades físicas nas praias do litoral alagoano Carolina Oliveira Gonçalves Vagner Reolon Marcelino * ** Maria da Consolação G.
Cunha F.
Tavares*** Resumo: A respeito do crescimento da população de idosos no Brasil, pouco se sabe sobre inserção deste grupo nos supostos redutos de corpos jovens.
Nesse sentido, a praia e as atividades que nela se encontram são temas a serem explorados.
O objetivo desta pesquisa é investigar o significado da prática de atividades físicas por idosos nas praias de Alagoas.
Numa abordagem exploratória de cunho qualitativo, foram entrevistados 63 idosos de ambos os sexos em sete praias.
Através da análise de conteúdo, verificou-se que 84,37% dos entrevistados praticam atividade física regular e atribuem à prática significados como felicidade e saúde. Palavras-chave: Praias.
Idoso.
Exercício.
Envelhecimento. 1 INTRODUÇÃO Os avanços científicos e tecnológicos e suas consequentes mudanças nos estilos de vida resultaram em um aumento significativo na população de idosos em nosso país.
As estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2005) para o ano de 2020 apont...





Related documents