Articulações da praxiologia motriz com a concepção crítico-emancipatória Report as inadecuate




Articulações da praxiologia motriz com a concepção crítico-emancipatória - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

João Francisco Magno Ribas ;Movimento 2010, 16 (1)

Author: Gil Teixeira Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Teixeira Oliveira, Gil; Magno Ribas, João Francisco Articulações da praxiologia motriz com a Concepção Crítico-Emancipatória Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
131-148 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Articulações da praxiologia motriz com a Concepção Crítico-Emancipatória Gil Teixeira Oliveira* João Francisco Magno Ribas** Resumo: O presente trabalho consiste numa análise teórica conceitual da Praxiologia Motriz e da Concepção Crítico-Emancipatória, desenvolvendo e situando alguns elementos da Teoria da Ação Motriz, mantendo o compromisso com um ensino emancipador.
Os resultados da investigação apontam para aproximações da praxiologia motriz no que tange à compreensão da lógica interna e criação de uma gramática dos jogos e esportes viabilizando o processo de entendimento do significado central do “movimentar-se”, assim como na construção do “agir comunicativo”. Palavras-chave: Esporte.
Sociologia: educação.
Formação de conceitos.
Competência profissional. 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este texto apresenta as primeiras articulações de elementos da Praxiologia Motriz com orientações teórico-metodológicas da Concepção Crítico-Emancipatória.
Trata-se, portanto, de realizar um debate entre essas duas temáticas, através de uma análise teórica conceitual.
Entretanto, antes de nos aprofundarmos, apresentaremos alguns indícios que justificam a relevância, no momento, de um estudo mais detalhado. Um primeiro ponto de aproximação encontra...





Related documents