Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde Report as inadecuate




Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Monique Assis ; Yara Lacerda ; Marcos Bagrichevsky ; Karen Santana de Sampaio ;Movimento 2010, 16 (1)

Author: Alexandre Palma de Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Palma de Oliveira, Alexandre; Assis, Monique; Lacerda, Yara; Bagrichevsky, Marcos; Santana de Sampaio, Karen Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
31-51 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde Alexandre Palma de Oliveira* Monique Assis** Yara Lacerda*** Marcos Bagrichevsky**** Karen Santana de Sampaio***** Resumo: O objetivo do estudo foi investigar as estratégias discursivas presentes na revista Boa Forma e identificar o apelo mercadológico em tais discursos.
A pesquisa se pautou em exames quantitativos e qualitativos.
Foram adotadas análises de discurso e imagem.
As informações contidas nas revistas, não raro, estimulam intervenções para transformação do corpo e os produtos a ela associados fazem parte da aposta para alcançar um padrão estético que, referendado por especialistas, subsume novas obrigações morais.
Deste modo, a revista reforça a noção de culpabilização da mulher frente aos fenômenos construídos socialmente. Palavras-chave: Publicações periódicas como assunto.
Imagem corporal.
Exercício.
Culpa. 1 INTRODUÇÃO Na perspectiva de Foucault (1999), a vida biológica é um evento político.
Nos dois últimos séculos, a saúde tem se tornado cada vez mais politicamente relevante como um eixo articulador entre Estado e população.
Sob este prisma, observa-se crescente ênfase discursiva * Pós-...





Related documents