Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica Report as inadecuate




Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian ;Aletheia 2009, (30)

Author: Gabriela Bruno Galván

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Bruno Galván, Gabriela; Toledo Moraes Amiralian, Maria Lúcia Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
50-58 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.50-58, jul.-dez.
2009 Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica Gabriela Bruno Galván Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de verdadeiro e falso self e sua manifestação na clínica contemporânea; bem como as possibilidades de intervenção a partir da psicanálise winnicottiana.
O conceito de falso self proposto por Winnicott é de grande valia para se pensar nos relatos recorrentes de pessoas que procuram análise ao viverem episódios de angústia intensa e esvaziamento do sentido da vida, ao mesmo tempo em que não encontram, seja em seus relacionamentos afetivos, seja em sua vida profissional, nada que justifique este sentimento de irrealidade e vazio.
Por meio da discussão de um caso clínico, os conceitos de verdadeiro e falso self são articulados com a prática e abrem a reflexão para o papel de espelho do analista, no manejo destes casos. Palavras-chave: Si-mesmo, Winnicott, psicoterapia psicanalítica, estudo de caso. The true and false self concepts and its implications on clinical practice Abstract: The objective of this article is to reflect about the concepts of true and false self and their manifestations in contemporary clinic; as well as the possibilit...





Related documents