Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise Report as inadecuate




Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Aletheia 2009, (30)

Author: Fuad Kyrillos Neto

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Kyrillos Neto, Fuad Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
39-49 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.39-49, jul.-dez.
2009 Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise Fuad Kyrillos Neto Resumo: Apresenta-se, de forma sintética, o pensamento de Basaglia e sua influência na conceituação da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com o objetivo de adentrar o campo das políticas públicas de saúde mental.
Com base na Teoria dos Quatro Discursos de Lacan, apontam-se as limitações da Reforma Psiquiátrica Brasileira e diferenciam-se clínica e saúde mental ressaltando-se a indissociação entre ambas.
Relaciona-se a essas limitações a ausência, no interior dos serviços orientados pela reforma, da forma de discurso que considera o sujeito e a construção do laço social do psicótico.
Aborda-se a questão classificatória na Psiquiatria e retoma-se a proposta freudiana de considerar a interconexão Psiquiatria-Psicanálise.
Dessa forma, pleiteia-se a inclusão de uma psicopatologia que permita a significação psicanalítica dos quadros psiquiátricos como elemento da atenção psicossocial.
Finalmente apontam-se os requisitos fundamentais para um tratamento consistente e para a inclusão efetiva do psicótico. Palavras-chave: Psicose, psicanálise, reforma psiquiátrica. Psychiatric reform and psychosis clinic: Psychoanalysis perspective Abstract: The concept of psychiatric reform is presented in a ...





Related documents