As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional Report as inadecuate




As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Henrique Caetano Nardi ;Aletheia 2009, (29)

Author: Maria Inês Utzig Zulke

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Utzig Zulke, Maria Inês; Caetano Nardi, Henrique As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional Aletheia, núm.
29, enero-junio, 2009, pp.
161-176 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115012533014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 29, p 161-176, jan.-jun.
2009 As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eÞciência nas escolas de educação proÞssional Maria Inês Utzig Zulke Henrique Caetano Nardi Resumo: Este artigo discute os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores em escolas públicas de educação proÞssional no contexto de reforma do Estado.
Problematizamos as proposições centrais do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineÞciência do serviço público, justiÞcando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica empresarial privada. IdentiÞcamos em nosso estudo que o estigma da ineÞciência não está presente nas instituições pesquisadas, interrogando a suposta homogeneidade discursiva com que o setor público é tratado. Destacamos o valor simbólico atribuído ao trabalho neste contexto e a interface do público e do privado presentes na educação proÞssional como possibilidades explicativas para a eÞciência e boa qualidade atribuídas às escolas estudadas. Palavras-chave: reforma do estado, processos de subjetivação, educação proÞssional. Interfaces of the public and private spheres in the productio...





Related documents