Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da psicologia analítica Report as inadecuate




Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da psicologia analítica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Renata Fabiana Pegoraro ;Aletheia 2009, (29)

Author: Kátia Ovídia José de Souza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Ovídia José de Souza, Kátia; Pegoraro, Renata Fabiana Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica Aletheia, núm.
29, enero-junio, 2009, pp.
73-87 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115012533007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 29, p.73-87, jan.-jun.
2009 Concepções de proÞssionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reßexões a partir da Psicologia Analítica Kátia Ovídia José de Souza Renata Fabiana Pegoraro Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C.
G.
Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do proÞssional para atuar em contexto hospitalar.
A partir de uma pesquisa em campo qualitativa-descritiva, este estudo propõe ouvir a experiência de seis proÞssionais de saúde sobre sua atuação em hospital geral no Município do Rio de Janeiro, as inßuências e repercussões da assistência em saúde baseada no modelo biomédico e se há uma abertura para uma assistência em saúde baseada no modelo biopsicossocial.
Portanto, a partir deste estudo, pretende-se corroborar com a inserção do modelo biopsicossocial na área da saúde, a compreensão do Ser Humano na sua integralidade, física, psíquica e social. Palavras-chave: relacionamento médico-paciente, modelo biopsicossocial, psicologia analítica. Conceptions of health professionals on humanization in hospitals: Reßections from the Analytical Psychology Abstract: Thi...





Related documents