Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Aletheia 2009, (29)

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Editorial Aletheia, núm.
29, enero-junio, 2009, pp.
4-5 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115012533001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial O processo de construção do conhecimento cientíÞco, cada vez mais, se estabelece na relação (formal ou não) com a escrita cientíÞca e no quanto esta (re)valida a experiência empírica ou o exercício de reßexão.
Equivocadamente, no entanto, um elemento chave nesse processo acaba por ser obviado na relação autoral: o parecerista. Se lingüistas como Bakhtin tanto discutiram a importância da noção de audiência para a compreensão narrativa do quê, de quem e para quem se escreve, na escrita cientíÞca a noção de compartilhamento de certa comunidade de práticas (Wenger, 2001) tem no parecerista um tipo de audiência especial, com a qual o autor estabelece uma “metarrelação” diferenciada.
Ainda que na maior parte das publicações cientíÞcas esse leitor diferenciado com o qual o autor compartilha anonimamente certos saberes seja de fato anônimo, através da relação estabelecida com a revista e seu corpo editorial compartilha-se a conÞança de que nesta leitura de revisão crítica haverá um crescimento e aprofundamento da forma pela qual a escrita acadêmica se constrói, não apenas para, mas com seus pares. O lançamento da Philosophical Transactions, em 1665, foi um marco da ciência.
Não somente revolucionou a comunicação científica como também lançou as bases para a emergência de uma cultura, que se pode dizer “global”, de produção intelectual cientíÞca centrada na publi...





Related documents