Sacarose na fase de enraizamento in vitro de mamoeiro -tainung 01- Report as inadecuate




Sacarose na fase de enraizamento in vitro de mamoeiro -tainung 01- - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Augusto Teixeira do AMARAL ; Omar SCHMILDT ;Scientia Agraria 2007, 8 (1)

Author: Edilson Romais SCHMILDT

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Scientia Agraria ISSN: 1519-1125 sciagr@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Romais SCHMILDT, Edilson; Teixeira do AMARAL, José Augusto; SCHMILDT, Omar SACAROSE NA FASE DE ENRAIZAMENTO IN VITRO DE MAMOEIRO TAINUNG 01 Scientia Agraria, vol.
8, núm.
1, 2007, pp.
25-31 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=99516333003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SACAROSE NA FASE DE ENRAIZAMENTO IN VITRO DE MAMOEIRO ‘TAINUNG 01’ SUCROSE ON IN VITRO ROOTING PHASE OF PAPAYA TREE ‘TAINUNG 01’ Edilson Romais SCHMILDT1 José Augusto Teixeira do AMARAL2 * Omar SCHMILDT3 RESUMO A propagação seminífera do mamoeiro apresenta problemas de disseminação de doenças e de variabilidade genética decorrentes da polinização livre.
A micropropagação surge como alternativa para a produção de mudas de boa qualidade e em grande quantidade a partir de um único explante.
Com o objetivo de aprimorar as técnicas de propagação in vitro de mamoeiro ‘Tainung 1’, geração F1, testaram-se concentrações de sacarose no meio de cultivo, na fase de enraizamento, a partir do quarto subcultivo.
Segmentos nodais oriundos do quarto subcultivo, de 1,5 cm de comprimento, contendo 4 folhas visíveis a olho nu, foram submetidas a cinco concentrações de sacarose (0, 15, 30, 45 e 60 g L-1), em meio MS, acrescido de 0,2 mg L-1 de AIB.
De acordo com os resultados obtidos, a adição de sacarose no meio de cultivo, em concentrações variando de 15 a 30 g L-1, favorece o enraizamento in vitro de mamoeiro ‘Tainung 01’. Palavras-chave: Carica papaya; micropropagação; cultura de tecidos. ABSTRACT Seminific propagation of the papaya tree has problems of spread...





Related documents