Germinação de melocactus bahiensis (cactaceae) em diferentes substratos e temperaturas Report as inadecuate




Germinação de melocactus bahiensis (cactaceae) em diferentes substratos e temperaturas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lúcia Sadayo Assari TAKAHASHI ; Ricardo Tadeu de FARIA ; Lilian Keiko UNEMOTO ;Scientia Agraria 2007, 8 (4)

Author: Alessandro Borini LONE

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Scientia Agraria ISSN: 1519-1125 sciagr@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Borini LONE, Alessandro; Sadayo Assari TAKAHASHI, Lúcia; FARIA, Ricardo Tadeu de; Keiko UNEMOTO, Lilian GERMINAÇÃO DE Melocactus bahiensis (CACTACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS E TEMPERATURAS Scientia Agraria, vol.
8, núm.
4, 2007, pp.
365-369 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=99516262003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LONE, A.B.
et al.
Germinação de Melocactus bahiensis. GERMINAÇÃO DE Melocactus bahiensis (CACTACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS E TEMPERATURAS GERMINATION OF Melocactus bahiensis (CACTACEAE) IN DIFFERENT SUBSTRATES AND TEMPERATURES Alessandro Borini LONE1 Lúcia Sadayo Assari TAKAHASHI2 Ricardo Tadeu de FARIA3 Lilian Keiko UNEMOTO4 RESUMO As sementes de diferentes espécies apresentam comportamento variável para a temperatura e o substrato no processo de germinação, o que pode fornecer informações de interesse biológico e ecológico.
Com relação às espécies tropicais, muito pouco se conhece sobre as exigências das sementes quanto aos diversos fatores envolvidos na germinação, sendo assim o objetivo do trabalho foi avaliar a influência da temperatura e substrato na germinação de sementes de Melocactus bahiensis.
As germinações foram analisadas nas temperaturas constantes de 20, 25 e 30 oC e alternada de 20-30 oC nos substratos areia e papel de filtro.
As variáveis avaliadas foram o índice de velocidade de germinação, a porcentagem de germinação e a altura da parte aérea da plântula.
A maior germinação e índice de velocidade de germinação foram a 25 oC não havendo diferença entre os substratos testados.
...





Related documents