Prospecção da diapausa da mariposa-oriental no período de dormência do pessegueiro Report as inadecuate




Prospecção da diapausa da mariposa-oriental no período de dormência do pessegueiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lino Bittencourt MONTEIRO ; Joselia Maria SCHUBER ;Scientia Agraria 2008, 9 (1)

Author: Alex Sandro POLTRONIERI

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Scientia Agraria ISSN: 1519-1125 sciagr@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil POLTRONIERI, Alex Sandro; Bittencourt MONTEIRO, Lino; SCHUBER, Joselia Maria PROSPECÇÃO DA DIAPAUSA DA MARIPOSA-ORIENTAL NO PERÍODO DE DORMÊNCIA DO PESSEGUEIRO Scientia Agraria, vol.
9, núm.
1, 2008, pp.
67-72 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=99516828010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto POLTRONIERI, A.S.
et al.
Prospecção da diapausa da. PROSPECÇÃO DA DIAPAUSA DA MARIPOSA-ORIENTAL NO PERÍODO DE DORMÊNCIA DO PESSEGUEIRO PROSPECT ON DIAPAUSE OF THE ORIENTAL FRUIT MOTH IN THE DORMENT PERIOD OF THE PEACH TREE Alex Sandro POLTRONIERI¹ Lino Bittencourt MONTEIRO² Joselia Maria SCHUBER³ RESUMO Com o objetivo de verificar a existência de diapausa da mariposa-oriental durante a dormência do pessegueiro, foram monitorados adultos e lagartas de G.
molesta em quatro pomares de pessegueiro ‘Chimarrita’, entre abril e agosto de 2006, em Araucária, PR.
O monitoramento de adultos foi feito por meio de duas armadilhas Delta por pomar, e próximo a um dos pomares foram instaladas duas armadilhas na mata, distantes 100 m dos pessegueiros, para verificar a ocorrência de capturas do inseto fora do pomar.
O monitoramento de lagartas foi feito com cintas-armadilhas, instaladas em trinta plantas por pomar, e em plantas que poderiam atuar como hospedeiras alternativas do inseto, além da realização de análises visuais nas reentrâncias dos troncos e ramos primários.
As armadilhas Delta revelaram a ocorrência de adultos da mariposa-oriental nos pomares no período de dormência do pessegueiro, entretanto, nas armadilhas localizadas na mata, não ocorreram...





Related documents