Teores de nutrientes foliares em plantas de erva-mate em função da posição e orientação geográfica da copa, em guarapuava-pr Report as inadecuate




Teores de nutrientes foliares em plantas de erva-mate em função da posição e orientação geográfica da copa, em guarapuava-pr - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marla Alessandra de ARAUJO ; Carlos Bruno REISSMANN ; Agenor MACCARI JÚNIOR ; Clauriane Stele WOLF ;Scientia Agraria 2008, 9 (1)

Author: Jorge Luiz Moretti de SOUZA

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Scientia Agraria ISSN: 1519-1125 sciagr@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Moretti de SOUZA, Jorge Luiz; ARAUJO, Marla Alessandra de; REISSMANN, Carlos Bruno; MACCARI JÚNIOR, Agenor; WOLF, Clauriane Stele TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES EM PLANTAS DE ERVA-MATE EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO E ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA DA COPA, EM GUARAPUAVA-PR Scientia Agraria, vol.
9, núm.
1, 2008, pp.
49-58 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=99516828008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SOUZA, J.L.M.
et al.
Teores de nutrientes foliares em plantas. TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES EM PLANTAS DE ERVA-MATE EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO E ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA DA COPA, EM GUARAPUAVA-PR1 LEAF NUTRIENT CONTENTS IN Ilex paraguariensis TREE CONSIDERING CANOPY POSITION AND GEOGRAPHICAL ORIENTATION, IN GUARAPUAVAPR Jorge Luiz Moretti de SOUZA2 Marla Alessandra de ARAUJO3 Carlos Bruno REISSMANN4 Agenor MACCARI JÚNIOR5 Clauriane Stele WOLF3 RESUMO O objetivo do presente trabalho consistiu em analisar a relação massa seca e fresca e os teores de N, P, K, Ca e Mg das folhas de plantas de erva-mate (Ilex paraguariensis St.
Hil.), em função da posição (terços: inferior, médio e superior) e orientação geográfica (norte, sul, leste e oeste) da copa.
O experimento foi realizado em Guarapuava-PR, em um plantio (erval) com 15 anos de idade.
As análises evidenciaram que: a relação média entre a massa seca e fresca nos terços ficou em 0,4463; com exceção do cálcio, verificou-se que as plantas de erva-mate não exportam diferentes quantidades do nutriente em relação à posição da copa e orientação geográfica; 35,45% das folhas de erva-mate encontram-se no...





Related documents