Aprendizagem tecnológica e a teoria da hélice tripla: estudo de caso num apl de louças Report as inadecuate




Aprendizagem tecnológica e a teoria da hélice tripla: estudo de caso num apl de louças - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Pedro Neves ;RAIRevista de Administração e Inovação 2008, 5 (1)

Author: Sieglinde Kindl da Cunha

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



RAI - Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039 campanario@uninove.br Universidade de São Paulo Brasil Kindl da Cunha, Sieglinde; Neves, Pedro APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA E A TEORIA DA HÉLICE TRIPLA: ESTUDO DE CASO NUM APL DE LOUÇAS RAI - Revista de Administração e Inovação, vol.
5, núm.
1, 2008, pp.
97-111 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=97317200008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 97 ARTIGOS APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA E A TEORIA DA HÉLICE TRIPLA: ESTUDO DE CASO NUM APL DE LOUÇAS Sieglinde Kindl da Cunha Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Positivo – UP E-mail: skcunha@up.edu.br [Brasil] Pedro Neves Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Positivo – UP E-mail: pedroneves@up.edu.br [Brasil] Resumo Os estímulos às aglomerações produtivas podem ser uma forma para criar espaços de aprendizagem.
O desenvolvimento local por meio da interação entre universidades, empresas e governo tem sido o caminho mais curto para a aprendizagem tecnológica e inovação.
Este artigo tem por objetivo identificar os mecanismos de aprendizagem tecnológica, proporcionados pela interação entre os agentes que formam o arranjo produtivo de louças de mesa de Campo Largo-PR.
Este cluster é responsável por 90% da produção nacional, gerando aproximadamente 4.000 empregos diretos e indiretos no Estado.
O referencial teórico que dá sustentação a este artigo é o da Hélice Tripla, desenvolvido por Etzkowitz e Leydesdorff (1997), que avalia a inovaçã...





Related documents