Avaliação do coping numa equipe de enfermagem oncopediátrica Report as inadecuate




Avaliação do coping numa equipe de enfermagem oncopediátrica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Boletim Academia Paulista de Psicologia 2006, XXVI (2)

Author: Dóris Lieth Peçanha

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil Peçanha, Dóris Lieth Avaliação do coping numa equipe de enfermagem oncopediátrica Boletim Academia Paulista de Psicologia, vol.
XXVI, núm.
2, maio-agosto, 2006, pp.
69-88 Academia Paulista de Psicologia São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=94626212 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVI, nº 2-06: 69-88 • Avaliação do coping numa equipe de enfermagem oncopediátrica1 Coping evaluation of an oncopediatrics team Dóris Lieth Peçanha2 Universidade Federal de São Carlos Universidade de São Paulo Resumo: Estudos internacionais evidenciam que os enfermeiros constituem um dos grupos mais atingidos pelo estresse no trabalho.
Contudo o tema é pouco estudado no Brasil, havendo carência de instrumentos que permitam a comparação de achados nacionais com amostras provenientes de outros países no tocante às tentativas desses profissionais para superar o estresse.
Portanto, conhecer os estilos de coping no trabalho de enfermagem constitui tema relevante para a qualidade de vida no trabalho e para a saúde mental dessas equipes, com importante repercussão no atendimento aos pacientes.
O objetivo deste estudo é investigar as respostas de coping de uma equipe de enfermagem oncopediátrica no ambiente hospitalar.
A amostra constitui-se de uma equipe diurna de um hospital do Câncer, no estado de São Paulo, composta por quatro enfermeiras.
Obtémse o consentimento das mesmas e da Instituição para a realização da pesquisa.
As participantes eram do sexo feminino, com idade entre 24 e 34 anos e tempo de trabalho ...





Related documents