Teoria de temas de vida do stress recorrente e crônico Report as inadecuate




Teoria de temas de vida do stress recorrente e crônico - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Boletim Academia Paulista de Psicologia 2006, XXVI (3)

Author: Marilda Emmanuel Novaes Lipp

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil Emmanuel Novaes Lipp, Marilda Teoria de temas de vida do stress recorrente e crônico Boletim Academia Paulista de Psicologia, vol.
XXVI, núm.
3, setembro-dezembro, 2006, pp.
82-93 Academia Paulista de Psicologia São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=94626311 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVI, nº 3-06: 82-93 • Teoria de temas de vida do stress recorrente e crônico Life-Theme Theory of Recurrent and Chronic Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp1 Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress – PUC Campinas Resumo: A repetição de situações estressantes que levam a um estado de stress crônico encontrado em casos clínicos permanece uma questão desafiadora para as várias abordagens psicológicas que procuram entender a compulsão para repetição.
O presente trabalho apresenta um esboço de uma teoria de temas de vida do stress recorrente e crônico dentro dos conceitos cognitivo-comportamentais.
É analisada a etiologia dos temas de vida estressógenos, cenários permanentes para o desenrolar da vida da pessoa cronicamente estressada, em termos da interação de uma hipersensibilidade límbico com a história de condicionamento na infância.
Recomendações para reestruturação dos temas são formuladas. Palavras-chaves: compulsão para repetição, cognitivo-comportamental, stress Abstract: The repetition of stressful situations that lead to the chronic stress state found in clinical cases remains a challenging issue for the various psychological approaches that try to understand repetition comp...





Related documents