Do multiprofissional ao interdisciplinar nas equipes hospitalares: uma reflexão a partir da psicossomática winnicottiana Report as inadecuate




Do multiprofissional ao interdisciplinar nas equipes hospitalares: uma reflexão a partir da psicossomática winnicottiana - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Boletim Academia Paulista de Psicologia 2006, XXVI (3)

Author: Rosa Maria Tosta

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Boletim Academia Paulista de Psicologia ISSN: 1415-711X academia@appsico.org.br Academia Paulista de Psicologia Brasil Tosta, Rosa Maria Do multiprofissional ao interdisciplinar nas equipes hospitalares: uma reflexão a partir da psicossomática winnicottiana Boletim Academia Paulista de Psicologia, vol.
XXVI, núm.
3, setembro-dezembro, 2006, pp.
61-73 Academia Paulista de Psicologia São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=94626309 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVI, nº 3-06: 61-73 • Do multiprofissional ao interdisciplinar nas equipes hospitalares: uma reflexão a partir da psicossomática winnicottiana From the multiprofessional to the interdisciplinary at the hospital staff: a reflection based on the winnicottian psychosomatics Rosa Maria Tosta1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da interdisciplinaridade nas equipes multiprofissionais hospitalares.
Partindo da demanda de comunicação e integração entre os profissionais, advinda da prática do psicólogo nos hospitais, colocase a questão: seria a interdisciplinaridade uma utopia? Buscando responder esta questão, procura esclarecer os termos envolvidos nas práticas multi e inter, profissionais e disciplinares, tomando como fundamental nas trocas profissionais a questão da compreensão da relação entre corpo e psique envolvida nos saberes e fazeres dos profissionais da área da saúde.
Para tal, parte-se da psicossomática winnicottiana, correlacionando-a com a problemática em foco e relata algumas experiências de propostas de efetivação de equipes de natureza interdisciplinar no âmbito h...





Related documents