O avesso do sujeito: provocações de foucault para pensar os direitos humanos Report as inadecuate




O avesso do sujeito: provocações de foucault para pensar os direitos humanos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Opinión Jurídica 2015, 14 (28)

Author: Gabriela Maia Rebouças

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Opinión Jurídica ISSN: 1692-2530 mbocanument@udem.edu.co Universidad de Medellín Colombia Rebouças, Gabriela Maia O avesso do sujeito: provocações de foucault para pensar os direitos humanos Opinión Jurídica, vol.
14, núm.
28, julio-diciembre, 2015, pp.
45-61 Universidad de Medellín Medellín, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=94543600003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista Opinión Jurídica Universidad de Medellín O avesso do sujeito: provocações de foucault para pensar os direitos humanos* Gabriela Maia Rebouças** Recibido: agosto de 2014 Evaluado: abril de 2015 Aprobado: agosto de 2015 RESUMO Este ensaio pretende discutir os modos de subjetivação propostos por Michel Foucault e os direitos humanos.
Tomando as implicações Foucaultianas do cuidado de si e de uma estilização da existência na constituição de nossas vidas, é possível substituir o apelo ao universal e ao essencial por formas mais dissonantes de subjetivação, significativamente mais singulares.
O corpus deste ensaio concentrou-se num referencial bibliográfico que contempla obras de Foucault e sobre o autor, sobre direitos humanos, sem perder de vista as implicações práticas e as experiências do campo jurídico.
Mais ainda, a percepção das insuficiências da teoria tradicional dos direitos humanos de encarar as diferenciações da subjetividade e de promover a autonomia e a emancipação dos sujeitos evidencia o motivo pelo qual buscamos elementos novos da subjetividade na filosofia de Foucault e em uma teoria crítica dos direitos humanos. Palavras-chave: Direitos humanos, Michel Foucault, subjetividades, teoria crítica. * Reflexões que partem dos estudos da tese de d...





Related documents