O mundo da vida e o direito na obra de jürgen habermas Report as inadecuate




O mundo da vida e o direito na obra de jürgen habermas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Prisma Jurídico 2009, 8 (1)

Author: Maressa da Silva Miranda

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Prisma Jurídico ISSN: 1677-4760 prismajuridico@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Silva Miranda, Maressa da O mundo da vida e o Direito na obra de Jürgen Habermas Prisma Jurídico, vol.
8, núm.
1, enero-junio, 2009, pp.
97-119 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93412810006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O mundo da vida e o Direito na obra de Jürgen Habermas Maressa da Silva Miranda Mestranda em Teoria do Direito – PUC-Minas; Bolsista da FAPEMIG - MG. Belo Horizonte – MG [Brasil] sito_82@yahoo.com.br Neste artigo, analisa-se a evolução teórica do papel do mundo da vida e do direito em dois momentos distintos da obra de Jürgen Habermas: primeiro, no livro “Teoria do agir comunicativo”, e, depois, no mais recente, Direito e democracia: entre facticidade e validade.
Na primeira fase, Habermas considera o mundo da vida como elemento último de integração social, delegando ao direito, ora um papel de instituição legítima, ora de colonizador do mundo da vida.
Já na segunda obra, o autor mostra um amadurecimento teórico ao perceber que as sociedades modernas, pluralizadas e dessacralizadas, não podem sustentar uma ordem normativa que realize a integração social em elementos metajurídicos, mas apenas no direito democraticamente instituído. Palavras-chave: Direito.
Linguagem.
Mundo da vida. Prisma Jur., São Paulo, v.
8, n.
1, p.
97-119, jan.-jun.
2009. 97 O mundo da vida e o Direito na obra de Jürgen Habermas 1 Introdução Ao criar a teoria da ação comunicativa, Habermas pretendeu desenvolver uma pesquisa iniciada desde seu livro Lógica das ciências sociais (Zur Logik der Sozialwissenschaften, 1966), ...





Related documents