O paradigma ecossocial e a emergência de nova racionalidade Report as inadecuate




O paradigma ecossocial e a emergência de nova racionalidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Prisma Jurídico 2009, 8 (2)

Author: Maria Fernanda Segantin Prestupa

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Prisma Jurídico ISSN: 1677-4760 prismajuridico@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Segantin Prestupa, Maria Fernanda O paradigma ecossocial e a emergência de nova racionalidade Prisma Jurídico, vol.
8, núm.
2, julio-diciembre, 2009, pp.
463-484 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93412807010 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto O paradigma ecossocial e a emergência de nova racionalidade Maria Fernanda Segantin Prestupa Pós-graduada em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina Especialista Ambiental junto à Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São Paulo – SP [Brasil] mferprestupa@yahoo.com.br Neste artigo, os potenciais da teoria crítica da sociedade são articulados por meio de elementos que buscam demonstrar a emergência paradigmática da racionalidade comunicacional.
Por meio dessa racionalidade, os tópicos do texto enfrentam os problemas normativos do Direito Ambiental, especificamente, o Estudo de Impacto Ambiental.
Deste Estudo de Impacto Ambiental (EIA) emergem conflitos entre economia, proteção ambiental e os diversos segmentos da sociedade, os quais dinamizam a racionalidade instrumental, retratando o défice político-social e o fortalecimento da dimensão econômica.
Entrementes, a exploração do texto, por outro lado, também destacou as possibilidades dialógicas, como as concretizadas nas audiências públicas, que além de possibilitar a democratização das informações propõe a abertura de espaço para a democratização dos aparelhos institucionais, não obstante os desafios de relações sociais num conte...





Related documents