Pesquisa clínica Report as inadecuate




Pesquisa clínica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

ConScientiae Saúde 2007, 6 (2)

Author: Andréa Coscelli Ferraz

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Coscelli Ferraz, Andréa Pesquisa Clínica ConScientiae Saúde, vol.
6, núm.
2, 2007, pp.
223-224 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=92960202 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pesquisa Clínica Artigos Instruções para os autores ConScientiae Saúde, São Paulo, v.
6, n.
2, p.
223-224, 2007. Ponto de vista Mestre – Unifesp; Diretora Operacional da Alleco Clinical Trials; Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica – Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde de São Paulo – Ipessp. São Paulo – SP [Brasil] acoscelli@hotmail.com Editorial Andréa Coscelli Ferraz A pesquisa clínica no Brasil, assim como em outros países da América Latina, é considerada pela indústria de medicamentos e de biotecnologia um pólo para o desenvolvimento e condução de pesquisas, em razão do alto nível de formação dos profissionais envolvidos e pela regulamentação existente. Em especial, no Brasil, desde 1996, temos a Resolução 196-96 do Conselho Nacional de Saúde, que vêm mostrando o amadurecimento da pesquisa envolvendo seres humanos.
A partir dessa resolução foram criadas outras para complementar e dar diretrizes às áreas especiais. Diante desses avanços e com a implementação da legislação, foram instituídos os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e, posteriormente, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
Hoje, sabe-se que, para realizar um estudo envolvendo seres humanos, toda regulamentação deve ser seguida.
Primeiro, o projeto de pesquisa deve ser submetido ao sistema CEP – CONEP e, se necessár...





Related documents