Aplicação de molibdênio e cobalto na semente para cultivo da soja Report as inadecuate




Aplicação de molibdênio e cobalto na semente para cultivo da soja - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Eduardo Fávero Caires ;Bragantia 2005, 64 4

Author: José Alfredo Prestes Marcondes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Prestes Marcondes, José Alfredo; Fávero Caires, Eduardo Aplicação de molibdênio e cobalto na semente para cultivo da soja Bragantia, vol.
64, núm.
4, 2005, pp.
687-694 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90864419 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Molibdênio e cobalto na semente de soja 687 APLICAÇÃO DE MOLIBDÊNIO E COBALTO NA SEMENTE PARA CULTIVO DA SOJA (1) JOSÉ ALFREDO PRESTES MARCONDES (2); EDUARDO FÁVERO CAIRES (3,4) RESUMO A aplicação de molibdênio e cobalto nas sementes tem sido uma prática comum para o cultivo de soja no Brasil.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de molibdênio e cobalto na nodulação da soja, na nutrição da planta e seus reflexos sobre o rendimento de grãos.
O experimento foi realizado no município de Ponta Grossa (PR), em Latossolo Vermelho textura argilosa, com pH (CaCl 2 0,01 mol L -1) 5,2.
O delineamento experimental empregado foi o de blocos completos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 4, com quatro repetições.
Os tratamentos constituíram-se de duas doses de Mo (0 e 48 g ha-1) e quatro doses de Co (0, 2, 4, e 8 g ha -1), aplicadas via semente.
Não se observou interação significativa entre esses dois elementos.
A aplicação de molibdênio e, ou cobalto na semente de soja não alterou a nodulação e a eficiência do processo biológico de fixação de N 2, avaliada pela absorção de nitrogênio e pela concentração de nitrogênio nas folhas e nos grãos.
O molibdênio aplicado na semente reduziu o teor de ferro nas folhas e não alterou a produtividade da soja.
Houve redu...





Related documents