Vida de prateleira de minicrisântemos em vaso tratados com tiossulfato de prata Report as inadecuate




Vida de prateleira de minicrisântemos em vaso tratados com tiossulfato de prata - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ana Rita Rangel Tavares ; Fernando Luiz Finger ; Roberto de Aquino Leite ;Bragantia 2005, 64 4

Author: José Geraldo Barbosa

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Barbosa, José Geraldo; Rangel Tavares, Ana Rita; Finger, Fernando Luiz; de Aquino Leite, Roberto Vida de prateleira de minicrisântemos em vaso tratados com tiossulfato de prata Bragantia, vol.
64, núm.
4, 2005, pp.
673-678 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90864417 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Vida de prateleira de minicrisântemos em vaso VIDA DE PRATELEIRA DE MINICRISÂNTEMOS EM VASO TRATADOS COM TIOSSULFATO DE PRATA (1) JOSÉ GERALDO BARBOSA(2); ANA RITA RANGEL TAVARES (2); FERNANDO LUIZ FINGER(2); ROBERTO DE AQUINO LEITE (2) RESUMO Para estender a vida de plantas envasadas, soluções preservativas são aspergidas diretamente na parte aérea da planta, destacando-se as soluções à base de prata, as quais atuam como inibidoras da ação do etileno.
Assim, para avaliar a eficácia desse metal na vida de prateleira de minicrisântemo de vaso, variedades Rage, Summer Time e Davis, utilizou-se o tiossulfato de prata (STS) nas concentrações 0,5, 1,0, 1,5 e 2,0 mM.
O ensaio foi montado no delineamento em blocos casualizados, com arranjo fatorial (3 variedades × 4 concentrações), mais o controle, que consistiu da aplicação de água destilada.
Foram avaliados os números de dias para abertura da primeira inflorescência, dias para início da vida de prateleira e descarte, vida de vaso e a vida de prateleira.
A senescência de 50% das inflorescências determinou o ponto de descarte para as variedades, recomendando-se usar STS na concentração 0,5 mM para aumentar a longevidade da variedade Rage. Palavras-chave: crisântemo, vida de prateleira,...





Related documents