Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura Report as inadecuate




Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

GIOVANI OLEGÁRIO DA SILVA ;Bragantia 2008, 67 4

Author: JAIRO VIDAL VIEIRA

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil VIDAL VIEIRA, JAIRO; OLEGÁRIO DA SILVA, GIOVANI Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura Bragantia, vol.
67, núm.
4, octubre-diciembre, 2008, pp.
1047-1052 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811214029 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tamanho mínimo de parcela experimental em cenoura METODOLOGIA E TÉCNICAS EXPERIMENTAIS TAMANHO MÍNIMO DE PARCELA PARA AVALIAÇÃO DE CARACTERES DE RAIZ EM CENOURA ( 1) JAIRO VIDAL VIEIRA (2); GIOVANI OLEGÁRIO DA SILVA (2*) RESUMO A estimação do número ideal de plantas para a avaliação de populações de cenoura é importante para que se possa reduzir o erro experimental e, com isso, maximizar a precisão das informações obtidas em um experimento, além de contribuir sobremaneira para a redução de recursos financeiros empregados na pesquisa.
O objetivo do trabalho foi estimar o número mínimo de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em ensaios de populações de cenoura utilizando os métodos de máxima curvatura modificado e da estabilização da média e variância genética.
Os experimentos foram desenvolvidos em três locais no verão de 2004: Brasília (DF); São Gotardo (MG) e Lapão (BA), utilizando o delineamento em blocos casualisados com quatro repetições e parcelas com 2 m2.
Aos 90 dias após o plantio, 15 plantas competitivas em cada uma de nove populações foram colhidas e avaliadas para massa da raiz, comprimento de raiz, comprimento do ombro verde da raiz, formato de ponta da raiz, formato de ombro da raiz, diâmetro da raiz, diâmetr...





Related documents