Características agronômicas de genótipos de feijoeiro cultivados nas épocas da seca e das águas Report as inadecuate




Características agronômicas de genótipos de feijoeiro cultivados nas épocas da seca e das águas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

LEANDRO BORGES LEMOS ;Bragantia 2010, 69 2

Author: ROGÉRIO FARINELLI

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil FARINELLI, ROGÉRIO; BORGES LEMOS, LEANDRO CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO CULTIVADOS NAS ÉPOCAS DA SECA E DAS ÁGUAS Bragantia, vol.
69, núm.
2, 2010, pp.
361-366 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90815731013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Componentes da produção e produtividade de grãos de genótipos de feijoeiro 361 Nota CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO CULTIVADOS NAS ÉPOCAS DA SECA E DAS ÁGUAS ( 1) ROGÉRIO FARINELLI (2*); LEANDRO BORGES LEMOS (2,3) RESUMO O feijão é um dos alimentos produzidos em maior quantidade em todo o território nacional, sendo intensa a busca por cultivares produtivas e adaptadas ao local de cultivo.
Assim, desenvolveu-se um trabalho, em Botucatu (SP), com o objetivo de avaliar as características agronômicas de genótipos de feijoeiro, visando obter informações sobre aqueles com melhor desempenho produtivo.
O experimento foi desenvolvido em três safras, correspondendo à época da seca de 2005, das águas de 2005 e da seca de 2006.
O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 24 tratamentos, representados pelos genótipos de feijoeiro (grupo comercial carioca e preto), com quatro repetições.
Em todos os genótipos de feijoeiro o desenvolvimento agronômico foi satisfatório, destacando-se os genótipos Gen 96A28-P7-1-1-1-1, Pérola, OP-S-16, OP-NS-331, Gen 96A28-P4-1-1-1-1 e CNFC 8065 quanto ao número de vagens por planta, à massa de cem grãos, renda e consequentemente maior produtividade de grãos. Palavras-chave: Phaseolus vul...





Related documents