Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café Report as inadecuate




Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Talles Girardi Mendonça ; Brício dos Santos Reis ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Author: Vanessa da Fonseca Pereira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Fonseca Pereira, Vanessa da; Girardi Mendonça, Talles; Santos Reis, Brício dos ANÁLISE COMPARATIVA DA VIABILIDADE ECONÔMICA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO CONVENCIONAL E INTEGRADO DE CAFÉ Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
405-419 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ANÁLISE COMPARATIVA DA VIABILIDADE ECONÔMICA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO CONVENCIONAL E INTEGRADO DE CAFÉ Comparative analysis of the economic viability of the conventional and integrated coffee production systems RESUMO Em meio ao crescimento das exigências dos consumidores com relação aos aspectos sociais e ambientais do processo produtivo, bem como à qualidade do produto, surgiu a necessidade de redefinições da estrutura produtiva da agricultura de forma a torná-la sustentável.
Nesse contexto, surge o sistema de Produção Integrada de Café (PIC) que visa atender a esse novo padrão de exigências.
O sistema, ainda muito recente, necessita de maiores estudos para a identificação de seus pontos fortes e fracos.
Com vistas a suprir essa necessidade, desenvolveu-se este trabalho, em que objetivouse, principalmente, realizar uma análise comparativa da viabilidade econômica e do risco associado aos sistemas de produção convencional e integrado de café na propriedade Sítio São João, município de Coimbra-MG.
O método utilizado para a análise foi o cálculo de indicadores de viabilidade e de dispersão dos retornos (Taxa interna de retorno, Valor presente...





Related documents